top of page

PRINCÍPE DA MERCÊ OU ESCOCÊS TRINITÁRIO GRAU 26

Grau desenvolve-se em uma câmara e o presidente empunha no lugar de um malhete, uma flecha de cores: branca, vermelha e verde; a câmara se denomina terceiro céu  e também é de cor verde e colunas brancas e vermelhas.

 

Considerado de origem templária, porém, há certa confusão quanto ao seu verdadeiro início ; atribuído a Frederico II, rei da Prússia e FOI acrescentado no Rito em 1756. Segundo o estudioso Rizzardo da Camino Mercê pode ter uma tradução, o vocábulo é de raiz latina “Mercês, mercedes”. E significa aquilo que se dá ou se paga em retribuição de um trabalho, pois quem trabalha é digno de mercê diz o ditado antigo “ todo trabalhador é digno de seu salário “Por mercê de  Deus” significa por favor de Deus, significando também arbítrio, como está a mercê de alguém à mercê das ondas.

 

Na câmara o trono encontra-se na forma convencional sob um dossel coberto com panos tricolores. No oriente próximo a balaustrada, coloca-se um pedestal, com aproximadamente um metro de altura, onde na parte  oca é guardada  um livro cuja capa será de três cores e sobre o pedestal, uma estátua representando a verdade, devidamente coberta com um vel vermelho, branco e verde . Essa estátua é o  ”Palladium” nome dado a estátua de Palas ligada a sorte e sabedoria. Entretanto palladium pode se referir a uma sociedade teísta de nome Palladino que vem de Palas referido-se a aprendizado e sabedoria como já citado, ligado ao esoterismo.  

 

Diante da estátua de Palas existe uma plataforma orientada por uma escada de três degraus nas três cores já citadas e cada um deles simboliza um dos Céus; as cores representam a trilogia fé esperança e caridade . Há uma analogia a criação da pedra filosofal dos alquimistas.

 

Na trilogia representação sublime e elevadíssima da razão, inteligência e do pensamento.

bottom of page