top of page

PERFEITO E SUBLIMO MAÇOM GRAU 9

 

Este grau tem como base que a vingança pertence ao Grande Arquiteto do Universo não ao maçom. Este grau é bem esclarecedor por mostrar de fato como se mata o Mestre Hiram. E como os Mestres Maçons devem procurar e vencer os assassinos de Hiram. 

 

Pois a caverna onde se encontra Abi-Ramah o assassino é na realidade humana.

É algo tão relevante que me remete a Gênese onde ocorreu o primeiro homicídio. Na realidade quando DEUS se agradou mais da oferenda de ABEL representada pelo sangue do cordeiro isso significa que ele conseguiu matar tudo aquilo que avilta o homem.

 

Já o seu Irm.’. Caim lhe ofereceu frutas que simboliza que ele era conhecedor dos erros como seus pais que comeram o fruto do conhecimento que geralmente é simbolizado pela maçã e que despertou a maldade em seus corações como rege a lenda. Mas Caim não conseguiu vencê-las e acabou dominado pelos erros e matando seu Irm.’. Abel.

 

Por outro lado os rituais nos mostram que não devemos matar os erros e sim controlá-los, pois eles sempre renascem em nossas mentes. Como o nosso Mestre Hiram que é imortal e que sempre tem a oportunidade de se tornar de fato imortal em nossas vidas. Esta simbologia é sempre representada nas lojas dos Graus simbólicos pois quando estamos fazendo a abertura dos trabalhos e ainda estamos sobre a influência do mundo profano a coluna da beleza “Hiram” deve ser tombada. Mas ao final de nossos trabalhos onde foi cavadas as masmorras aos vícios ao bem estar da pátria e da humanidade a mesma deve ser erguida. 

 

Simbolizando que os IIrm.’. saíram renovados, que a sabedoria venceu os erros e que conseguimos salvar Hiram dos seus assassinos. Sendo assim o maçom deve imolar os erros e celebrar a sabedoria. E que o espírito do homem profano faça a sua caminhada para a luz. Pois a maçonaria é o trabalho da liberdade. 

 

bottom of page