top of page

O CAVALEIRO DA SERPENTE DE BRONZE GRAU 25

Grau templário e Bíblico busca sua base em dois grandes fatos históricos , o primeiro relata em 21/6/19, E  o segundo evoca a primeira cruzada. Em fim dos séculos XI os turcos haviam tomado a cidade Santa de Jerusalém criando empecilhos para os romeiros que peregrinavam à terra Santa . Um homem conhecido como Pedro, o Eremita, percorre a Europa incitando e pregando que os cristãos deveriam pegar em armas para libertar a terra Santa. Convencido, o Papa Urbano II reuniu uma multidão, formando um exército chefiado por Pedro, o Eremita, que mais entusiasmado que preparado, foi derrotado.

 

Regressando ao 1º acontecimento trata-se de origem judaica, quando Moisés ergueu uma Serpente de Bronze para curar as mordidas de uma praga de serpentes surgida durante a fuga do Egito, a evocação da primeira cruzada é de ordem templária dando ao grau um aspecto místico militar. Segundo Rizzardo da Camino a câmara onde se desenvolve os trabalhos da corte do Sinai, relembra o Monte Sinai, onde Moisés recebeu o Decálogo, enfim o grau 25 preocupa-se com a administração da justiça e com cântico da liberdade. A loja recebe o nome de Corte do Sinai; O monte situa-se na península montanhosa da órbita, entre os golfos de Suez e Acaba.

 

A serpente é um símbolo encontrado na mitologia de todos os povos. Nenhum outro ser tem sido tão empregado como a Serpente. No grau 25 representa a sabedoria que investiga profundamente as causas geradoras do  mal para extingui-las, a luta entre a luz e as trevas personificadas. 

 

A serpente enroscada  no Tau é o símbolo da memória do passado, a inteligência do futuro para que impere a razão em todo planeta. O ritual revela que o maçom nada poderá fazer nem em proveito  próprio ou de seus semelhantes, senão  desfrutar do precioso dom de liberdade, que para ser conquistada precisa da serpente de bronze que tinha a propriedade de purificar o ar e curar os enfermos.

 

E disse o Senhor a Moisés fazei uma Serpente ardente, e põe-na sobre uma haste, e verá que viverá todo o mordido que olhar para ela.

bottom of page