top of page

MESTRE SECRETO GRAU 4

Assim como no Grau de M.’.M.’. você mergulha na câmara mortuária. Mas vale salientar que Hiram morto é o espírito humano escravizado.

 

Por isso a  maçonaria é dada a tarefa de libertação e assim cabe ao Mestre Secreto libertar o seu espírito. A ordem faz isso de uma maneira não religiosa e fica bem claro na passagem iniciática do grau.

 

Ela salienta que jamais o maçom fará imagens talhadas em pedras e das coisas que estão no céu para adorá-las. Deuses de metal e que quando ergueres teus olhos para a abóboda celeste e nela virdes o sol a lua e as estrelas, não podemos dirigir-lhes culto como era de costume no passado .

 

A maçonaria nos induz através do Grau de Mestre Secreto a busca da palavra amor. A loja traduz a tristeza pela morte do Mestre Hiram,  a luz e a verdade foram substituídas pelas trevas e os erros.

 

Então o mestre secreto está buscado HIRAM que morreu e desapareceu nas trevas do norte, da matéria, do corpo denso, pela conspiração da ignorância, da ambição e do egoísmo.

 

O corpo é o sepulcro de Hiram. E todo iniciado deve entrar em seu mundo interno para buscar a luz inefável que se encontra na câmara do meio ou centro de seu ser.

 

Assim o mestre na câmara do meio encontra emblemas da morte e daí em diante o conduz à ressurreição e a vida, porque encontrou a urna de ouro que contém as cinzas e o coração embalsamado de Hiram.

bottom of page