top of page

MESTRE PERFEITO GRAU 5

A principal finalidade do Grau é a inumação do corpo de Hiram Abiff, como a translação do seu corpo para o túmulo. Neste Grau se estuda a filosofia da natureza, é a realização do elevado princípio que está em nós e não fora de nós.

 

O conhecimento descobre esta verdade, esta relação em sua consciência filosófica pela vitória sobre si mesmo.

 

Segundo a lenda judaica os Mestres Perfeitos construíram um mausoléu em um lugar afastado onde foram transportadas as cinzas do Mestre Morto. Isto é o emblema da reserva que devem manter os maçons relativamente as verdades que possuem, não as revelando à multidão se não a medida que elas possam compreender e unicamente quando tais verdades forem úteis a meta perseguida pela maçonaria. 

 

O círculo e o quadrado são os emblemas do Grau: O G.’.A.’.D.’.U.’. é representado pelo circulo pois não tem princípio nem fim e o quadrado o mestre perfeito que conhece a si mesmo. O tema central do Grau é o conhecimento como caminho para a libertação.

 

Conhecimento este que é muito bem representado pelo terceiro sepultamento de Hiram.

 

O primeiro, sob os escombros dentro do Templo; o segundo, fora de Jerusalém, numa cova provisória e o terceiro dentro do templo, com toda pompa.

bottom of page