top of page

GRANDE COMENDADOR DO TEMPLO GRAU 27

A ordem do templo era uma das instituições mais ricas e poderosas de sua época, pois recebia as benéfices dos poderosos além dos despojos adquiridos nas batalhas contra os infiéis . Contou com a colaboração da igreja e monarcas sendo esta ordem organizada por São Bernardo.

 

O rei da França Felipe o belo , junto com o Papa Clemente V, ambicionando as riquezas acumuladas pelos templários, determina o fim da ordem, confisco de seu patrimônio e a prisão de seus líderes. O então grão mestre Jaques de Moley, foi torturado e queimado na fogueira da inquisição. Na sua agonia teria dito “Nekam Adonai, convoco Rei e o Papa a comparecerem perante Deus no prazo de um ano! E no mesmo ano ambos morreram!

 

O que é afirmativamente templário, também há uma semelhança grande com o grau 30. Em sua parte bíblica o grau remete a reconstrução  do templo de Zorobabel em que foi constituída a ordem dos comendadores do templo, desenvolvendo uma câmara chamada de corte.

 

Seus eventos heróicos inspiram o comportamento do Maçom; sendo  relevante o estudo filosófico, pois as dificuldades da vida moderna estão a exigir o aperfeiçoamento do comportamento humano, visando o bem estar social, da família ou do próprio individuo, sua base é a sabedoria consagrada a Salomão. O juramento contem expressões que reforçam o aspecto filosófico do grau; O recipiendário jura sob sua palavra de honra ensinar e sustentar as leis fundamentais da verdadeira liberdade com sacrifício, sendo  necessário o mais penoso, para o benefício da sociedade profana, com o propósito de conservar a pureza e a integridade de uma constituição que proclama as leis Áureas da justiça. 

bottom of page