top of page

ESCOCÊS DE SANTO ANDRÉ OU PATRIARCA DAS CRUZADAS GRAU 29

Grau transmitido por comunicação e considerado um laboratório para o grau 30° Kadosh sua câmara denomina-se “Eclésia”(igreja).

Os Cavaleiros do sol grau 28 aspiram ingressar na Jerusalém Celeste lembrando o grau 19 o grande pontífice que também descreve a Jerusalém Celeste descrita pelo Presidente da Câmara como no livro de apocalipse.“Aí tendes a Nove Jerusalém. Doze caminhos que nos conduzem as 12 portas de seus doze bairros; todos são iguais, porque nela não há primeiro nem último.

 

Sua lição é mostrar em seus ensinamentos que a razão forma uma mínima parcela da natureza humana. Para comprovar o poder da razão que nos faz erguer a Nova Jerusalém para satisfação das nossas linhagens.

É sabido que na antiguidade o grau era dedicado ás belas artes, tais como pintura, música, escultura, poesia, cortesania, simbolismos, gastronomia, oratória, gramatica, ginastica, estética e ceticismo. Recebe informações sobre o luxo e a forma luxuosa como foi concebida a Jerusalém Celeste.

 

O luxo é referido no sentido estético e da higiene, que prolonga a vida ao invés de destruir. Também faz uma fusão das ordens militares provenientes das Cruzadas com a Maçonaria. O grau ainda leva o nome de André um dos 12 apóstolos de Jesus sacrificado por pregar. Em seu martírio, foi utilizado uma cruz em formato de “X” conhecida como Cruz de Santo André e está representada no painel da loja.

 

Em nosso juramento se diz “Por minha fé de maçom e minha palavra de príncipe adepto juro cumprir minhas obrigações impostas  nestes graus.

Lutarei arduamente e sem desfalecer jamais nesta empresa, em favor da liberdade, do direito e da manifestação do pensamento e da palavra.

bottom of page