top of page

CHEFE DO TABERNÁCULO GRAU 23

Os cavaleiros chefes do tabernáculo são os guardadores das portas do tabernáculo, local onde se desenrolam os trabalhos do grau XXIII. É a câmara que representa o tabernáculo. A palavra tabernáculo significa tenda; foi o primeiro templo erigido para o culto a Deus e móvel, pois os judeus estavam vagando em peregrinação pelo deserto por 40 anos no Sinai.

 

O tabernáculo era dividido em três partes: a primeira ficava o povo, a segunda o Sanctum e o terceiro o Sanctum Sanctorum, este tendo ingresso apenas o sumo Sacerdote. A câmara denomina-se hierarquia e a sessão da assembléia  o iniciado é chamado de levita, onde permanece por alguns momentos em meditação diante de três crânios e do esqueleto humano. Após ser conduzido ao templo é submetido a um interrogatório se estabelecendo um diálogo entre o Sacrificador e o Iniciando. O local onde se desenvolve os trabalhos chama-se câmara e representa o tabernáculo de Moisés. Por cima do trono está a arca da aliança, coroada por um “nimbo” uma espécie de circulo luminoso que circula a cabeça radiante no meio do qual está escrito o nome de Deus “Jeová” em caracteres hebraicos  ao lado do sol e da lua.

 

Três são os candelabros que iluminam o recinto, dois de cinco braços e um de dois, portanto 12 luzes. Os candelabros foram adotados por todas as religiões e sua origem ainda é desconhecida. No livro de Zacarias, Cáp 04 e no apocalipse vamos encontrar a explicação de seu emprego pois Zacarias tivera uma visão de um candeeiro de ouro de 7 lâmpadas tal como no templo de Salomão e pediu a explicação a um anjo que lhe faz ver a visão de que as 7 lâmpadas são os 7 olhos de  Jeová que discorrem por toda terra e no apocalipse são as 7 igrejas.

 

Retornando ao interrogatório do aspirante a Levita é perguntado ao mesmo o que se entende sobre o instituto habeas Corpus? 

 

Ao pé da letra “A posse da própria pessoa” inspirada pelos maçons gildenses e fildenses. Sendo aplicado depois  na Inglaterra onde todo súdito preso por qualquer motivo adquiria o direito de impetrar por ele ou por outrem a um dos juízes da Nação e esclarecer a causa da prisão. Entendemos que, o interrogatório prende-se aos atos da justiça, valorizando a liberdade do homem.

 

Neste grau o irmão promete opor-se as arbitrariedades da justiça, propagar e defender a lei do habeas Corpus

bottom of page