top of page

CAVALEIRO DO ORIENTE E DO OCIDENTE GRAU 17

 

O Grau 17 é um dos mais apocalípticos e mais marcantes. É um recipiente com água sobre uma pilastra, na qual está ligado a Parteniana, “Lenda na qual faz referência a inveja que Afrodite teve de uma mulher que era bem bonita e foi transformada por ela em sereia, fazendo assim, a relação do Grau com a vítima, que é simbolizada na passagem do Grau pelo Ir.·. que busca ser Cavaleiro do Oriente e Ocidente”.·.

 

A jóia do Grau é um heptágono que tem as setes qualidades buscadas em um Maçom, que é a beleza, divindade, honra, poder, glória, força e sabedoria. O candelabro significa os sete defeitos que o Ir.·. deve evitar:  orgulho, indiscrição, perfídia, irreflexão e maledicência.

 

Na passagem do Grau nenhum Ir.·. é digno de abrir os setes selos pois são tratados como vítimas.

 

E sendo vítimas no ritual é o único modo de conseguires a túnica branca. Isto significa de modo uma provação para ver se o Irm.’. tens coragem de verter seu sangue pela maçonaria e sua pátria.

 

Depois de vertido o sangue os setes selos são abertos com as seguintes significações:

 

1°   Que o Maçom deve sempre continuar suas vitórias.

2°  Que a paz que falta no mundo profano e nos falsos IIr.·. seja sempre encontrada na Maçonaria.

3°   Que tens a obrigação de fazer com que o profano e o falso Ir.·. encontre a justiça em nossas Lojas.

4°   Que o profano e o falso Ir.·. vejam vidas em nossas Lojas; com uma caveira simbolizando a sua exclusão de nosso meio.

5°  Que é o questionamento sobre até quando os IIr.·. falsos e os profanos caluniaram a nossa Ordem.

6°   Que o sol e a lua obscurecendo significa que o GADU pode suspender os trabalhos de uma Loja desde que fuja a Obediência nas leis e dos rituais.

7°   Que é a resalva que não podemos ofender os profanos nem os falsos IIr.·. 

bottom of page